Copa da Inclusão

Copa da Inclusão

CAPS AD III – CAPELA DO SOCORRO

Mais uma Copa se inicia... com muitas novidades! Foi quase um ano de espera pelo evento que reúne todos os anos, aproximadamente, setenta serviços de saúde mental da Grande São Paulo. Este é o segundo ano em que a Copa da Inclusão é realizada no Sesc Interlagos. As edições anteriores ocorreram na zona leste, no Sesc Itaquera. Foram três meses de planejamento do evento, com a participação de técnicos e usuários dos serviços, que resultaram em mudanças significativas para o bem estar dos pacientes.

 

A partir deste ano, a Copa será realizada uma vez ao mês, iniciando em maio, com término em outubro. Dessa forma, os participantes terão atividades na maior parte do ano, favorecendo a motivação e a adesão aos seus respectivos serviços. Outra mudança significativa será o acréscimo do número de atividades voltadas para a inclusão do público feminino, como é o caso do Voleibol e da Oficina de Ritmos, que iniciarão no mês de Junho e Agosto, respectivamente.

 

Eram grandes as expectativas às vésperas do evento. Porém, finalmente chegou o grande dia. Dia de sol... temperatura ótima... e muita animação! Os preparativos para a ida ao Sesc começaram bem cedo... uniformes de futebol, instrumentos musicais, artesanatos... essas seriam as ferramentas do dia... Os pacientes foram organizados e fomos todos para a Copa, que também contou com os pacientes da Acolhida Noturna e das UAAs. Apenas três usuários permaneceram no serviço!

 

Fomos dos primeiros a chegar às instalações do Sesc que rapidamente foi ocupado por mais de cinquenta serviços, entre CAPSs e CECCOs de São Paulo, Diadema, São Bernardo, Mogi das Cruzes, Suzano, Jandira, Carapicuíba, Santana do Parnaíba e Guarulhos, dentre outros. Eram muitas pessoas, que se reuniram durante a cerimônia de abertura, em um momento de união e grandes reencontros.

 

A principal atividade programada para o dia era o Festival de Futebol... Houve 46 equipes inscritas para este primeiro dia. Nosso jogo seria o primeiro da Copa, e nosso adversário do dia seria o CAPS AD São Mateus. Foi um jogo muito disputado, com respeito de ambas as equipes, onde os usuários mostraram muito cumplicidade e espírito de equipe, superando-se como grupo. O jogo finalizou 2 x 0 a nosso favor, porém, a união como equipe e o incentivo mutuo foram o ponto de destaque para todos.

 

A partir desse momento foi muita confraternização! Os pacientes fizeram um almoço onde os serviços compartilharam seus alimentos e, em seguida, se reuniram em Roda de Samba até o encerramento do evento! Foi muita comemoração!

 

A organização foi ótima, desde o estacionamento até a montagem das barracas de geração de renda, onde foram realizadas muitas vendas! Paralelamente ao evento, aconteceu a Exposição de Cultura do Saci, que visitamos com os pacientes, aproveitando os recursos que este local oferece. E, assim finalizou o dia... Foi um grande dia para todos!

 

Agora temos um mês de ansiosa espera pela segunda etapa da Copa, em 28 de junho.

 

Ótima Copa para todos...

Data: 29/05/2018 | Categoria: Geral | Visitas: 73